A consolidação de uma luta pela valorização da Perícia Oficial de natureza Criminal. Esse foi o sentimento durante o encontro com os aspirantes Peritos Criminais, na tarde de hoje (31), na Academia de Polícia Civil de Minas Gerais – Acadepol/MG. Na ocasião, nosso presidente e o vice-presidente do Sindicato dos Peritos Criminais de Minas Gerais – Sindpecri/MG, respectivamente, Wilton Ribeiro de Sales e Eduardo Paolineli, juntamente com o vice-presidente da Associação de Criminalística de Minas Gerais – Acemg, Heuber Dornas, consideraram o encontro muito proveitoso para Perícia Oficial de natureza Criminal mineira e destacaram a necessidade de se ter uma perícia equipada, com aprimoramento tecnológico das instalações e dos equipamentos e profissionais qualificados para a materialização da prova do crime, subsidiando à Polícia Civil e à Justiça.
Os novos colegas Peritos Criminais aprovados no último concurso (2021) vêm para somar aos 553 Peritos em atuação em Minas, em busca de maior celeridade nos atendimentos e elaboração de laudos. A Lei 129/2013 prevê um quadro de 903 peritos. Atualmente, o número de Peritos lotados em regional gira em torno de três a cinco Peritos Criminais.
O Sindpecri/MG agradece à diretora da Acadepol, Dra. Cinara Maria Moreira Liberal, ao coordenador administrativo do curso e delegado-geral, Dr. Horivelton Cabral Ribeiro, e aos monitores da Acadepol, a acolhida, a receptividade e a atenção durante o encontro desta quarta-feira.
Por ora, o Sindicato dá boas-vindas e se coloca à disposição dos novos colegas Peritos Criminais