É com pesar que lemos com frequência notícias relatando situações e fatos ligados ao adoecimento da força policial. Casos de suicídio, surtos, licenças médicas, adoecimentos diversos, povoam as páginas de jornais e grupos policiais. Muito recentemente, tivemos contato com as tragédias ocorridas na Polícia Civil do Ceará, quando quatro policiais foram mortos por colega em uma delegacia e, na manhã desta segunda-feira (15), um Policial militar teria matado colegas de trabalho na base da PM em Salto.
Esses fatos chocaram, não apenas pelas vidas ali perdidas, ou até mesmo pelo sofrimento emocional dos envolvidos, mas principalmente porque os fatos apontam para um nível de adoecimento dos nossos heróis, protetores da Sociedade, em níveis cada vez mais alarmantes. A violência não atinge mais, somente o(a) policial vítima de adoecimento, mas agora, sua comunidade.
Segundo o noticiário, assédio moral e saúde mental têm sido pano de fundo nas discussões acerca desses acontecimentos, o que denota mais uma vez a relevância dos temas, e, principalmente, a maneira simplória e pouco efetiva como esses temas vêm sendo enfrentados pelo Poder Público, deixando nossos heróis à mercê da própria sorte.
Por essa razão, com intuito de trazer sua contribuição para o meio policial e pericial acerca do assunto, nosso sindicato fará, a partir de hoje, uma série de publicações sobre o tema saúde mental, educação emocional e assédio moral, com intuito de acolher e levar informações sobre o tema aos nossos Peritos Criminais e às demais categorias das Forças de Segurança Pública.
Nossa primeira postagem vem falar de um projeto novo, já comentado em outra coluna aqui, de um de nossos filiados, o Perito Criminal Erick Guimarães, quem idealizou o projeto CUIDE-SE Policial. Esse projeto, que tem crescido e atraído cada vez mais colegas da área policial e do sistema da Justiça mineira, conta com a divulgação de Informações, Palestras, Cursos, Notícias, Lives e todo tipo de conteúdo que tenha o potencial de chamar a atenção para o tema Saúde Mental, divulgando ferramentas capazes de auxiliar os colegas de luta a reconhecerem suas limitações, desenvolverem o autoconhecimento, ampliarem sua educação emocional e, principalmente, quando e como devem pedir ajuda. Trata-se de um projeto voluntário, idealizado há anos pelo filiado Perito Erick Guimarães, que tem estudado o tema, desde que ele mesmo se deu conta, a partir da sua própria trajetória de vida, de que precisava buscar meios para cuidar de si e promover melhor qualidade de vida para si mesmo.
Hoje, segundo seu relato, ele mantém, por conta própria e voluntariamente, o projeto como autocuidado. “Cuidar do outro, acolher o próximo, também é uma forma de sentir-se cuidado, acolhido”, comentou.
O SINDPECRI convida vocês a conhecer e contribuír, se puder, nesse incrível projeto, desenvolvido, com carinho, por um colega, para outros colegas.
Visite e siga no Instagram @Cuidesepolicial
Conheça e cuide-se!
“QUEM CUIDA, MERECE CUIDADOS”