SINDICATO  DOS  PERITOS CRIMINAIS DO ESTADO DE MINAS GERAIS

PRESIDENTE DO SINDPECRI/MG É HOMENAGEADO PELO SINDEP/MG

Fotos: arquivo pessoal Sindep/MG

O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de Minas Gerais – Sindpecri/MG, Wilton Ribeiro de Sales, foi homenageado pelo Sindicato dos Escrivães de Polícia do Estado de Minas Gerais – Sindep/MG (por sua luta conjunta com as demais entidades, que minimizou os impactos da reforma da previdência), durante solenidade em que se comemorou o Dia Nacional do Escrivão de Polícia e o 11° aniversário do Sindep/MG. Wilton Sales parabenizou os colegas pela data e pelo aniversário do Sindicato, reforçando a importância da criação do Sindicato dos Escrivães, do qual fez parte da fundação.

Na oportunidade, o presidente do Sindpecri falou também da necessidade de um trabalho uníssono das categorias da Polícia Civil de Minas Gerais – PCMG, cobrando do Estado a estruturação das centrais de custódia, já que a Lei Anticrime, Lei nº 13.964/2019, determina que a custódia dos materiais esteja sob responsabilidade dos Institutos de Criminalística (IC) dos Estados.

Nessa linha,  em conversa com os escrivães ali presentes, o presidente do Sindpecri enfatizou a necessidade do governo assumir a  tarefa das estruturações das centrais de custódia. Salientou ainda que a estrutura dos prédios destinados à PCMG, em especial à Perícia Oficial, não têm a mínima condição de receber uma unidade de custódia, haja vista que todas as estruturas encontram-se em condições de completo abandono de suas manutenções, com infiltrações no teto em algumas unidades, o que levou, por exemplo, ao escoramento da estrutura do Laboratório do IC.

Importante saber

Segundo informações do próprio presidente do Sindpecri,  antes mesmo da Lei Anticrime, ainda sob tutela do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), eram 296 depósitos forenses, correspondendo a uma área de 49.965 m², e 628 servidores. É  lamentável ver a situação precária de uma instituição tão necessária ao JUDICIÁRIO de nosso estado”, lamenta o presidente.