PARTICIPE DA SOCIALIZAÇÃO CIENTÍFICA DO SINDPECRI

O SINDPECRI/MG lança nesta sexta-feira (12), a coluna “Ciência em favor da Justiça”. Coluna esta que tem por objetivo socializar assuntos do cotidiano da Perícia Oficial de Natureza Criminal mineira.

Além de cursos, seminários e ciclos de palestras, nossa intenção é publicar, também, trabalhos de nossos Peritos Criminais.

Na edição de hoje, vamos entender um pouco mais sobre a Cadeia de Custódia a partir do trabalho desenvolvido pelo Perito Criminal, Erick Guimarães, ainda em 2021, ao escrever um artigo científico enquanto cursava sua especialização em Políticas e Gestão da Segurança Pública.

De lá para cá, a Cadeia de Custódia tem sido assunto e pauta cada vez mais recorrentes por aqui, não é mesmo? Por essa razão, após descobrir que o Erick, perito criminal, vem pesquisando, também, acerca do tema, o Sindicato traz o trabalho dele para seguirmos descortinando juntos o assunto.

Sobre o Erick Guimarães

Graduado em Física (bacharel e licenciatura), Erick possui especializações nas áreas de Engenharia Ambiental, Políticas e Gestão de Segurança Pública, e Criminologia. Foi assessor nos Grupos de Preservação de Local de Crime (em 2020) e Cadeia de Custódia da Superintendência de Polícia Técnico- Científica – SPTC, quando, na ocasião, ajudou a desenvolver e coordenar o gerenciamento da qualidade do Grupo de Cadeia de Custódia da SPTC. Participou do desenvolvimento do POP de Determinação de Calibre no sistema Sistema de Gestão de Perícias – SIGEP. Além disso, é Palestrante nas áreas de Perícia Criminal, tendo inclusive apresentado para peritos mineiros, no Instituto de Criminalística e em outras regiões do estado,  uma palestra sobre Mercado Negro de Esteroides Anabolizantes e desafios para Segurança Pública.

É professor de Matemática, Física e Química há mais de 20 anos. Na Universidade de Brasília – UnB, fez iniciação científica em Nanobiotecnologia e atuou como professor auxiliar em turmas interdisciplinares, uma de suas especialidades, a convite de professores, ensinando sobre Biofísica e Física voltada para Ciências Biológicas.

Atualmente, tem ministrado palestras com foco em Análise física, quimica e matemática em locais de crime. É o idealizador do projeto CUIDE-SE Policial (@cuidesepolicial), voltado para palestras e divulgação de informações voltadas para os cuidados com a saúde mental e educação emocional de profissionais da segurança pública. Também é idealizador do projeto Análise FQM Forense (@analisefqm), destinado ao desenvolvimento e divulgação de trabalhos e cursos voltados para análise física, química e matemática forense.

ARTIGO COMPLETO A SEGUIR: